INOVANDO COM
STARTUPS
Olá SuperNovers!
O conteúdo da aula 61 - Inovando com Startups - já está no ar!
Aprenda como desenvolver parcerias estratégicas entre grandes grupos e startups para acelerar a sua estratégia de inovação e crescimento exponencial.
INOVANDO COM STARTUPS
- Conhecendo o conceito de startups o seu ciclo de vida / investimentos;
- Fintechs e Agtechs! A explosão de startups trazendo disrupção e setores tradicionais;
- O perfil das grandes empresas e os principais desafios para inovar;
- Principais benefícios para as empresas inovarem com startups;
- Principais benefícios para as startups inovarem com grandes empresas;
- Quais são os meios de engajamento entre empresas e startups;
- Capital de risco corporativo, aceleração, incubação, aquisição etc;
- Reflexões para crescer!
Quando grandes empresas apoiam start-ups, ambas ganham mais dinheiro
Do ponto de vista corporativo
Impulsionadas pela revolução digital, as startups foram vistas pela primeira vez como concorrentes ferozes que as empresas há muito consideram difíceis de enfrentar.
Hoje, essa visão mudou e alguns grandes grupos conseguiram transformar esse desafio em uma mais-valia. O risco foi transformado em oportunidade e a inovação foi definida como uma meta para cada empresa: agora está firmemente integrada às estratégias corporativas como uma meta principal para as grandes empresas.
O ex-diretor francês de tecnologia, David Monteau, confirmou essa tendência afirmando que “[...] por cerca de 4 a 5 anos, grandes grupos franceses se comunicaram e investiram muito em startups”. Muitas empresas estão perseguindo startups, na esperança de acelerar ou mesmo salvar suas atividades.
Na verdade, a vida útil das empresas S&P 500 diminuiu de 67 anos há um século para 15 anos hoje. De acordo com um estudo conduzido pela John M. Olin School of Business da Universidade de Washington, 40% das empresas Fortune 500 não existirão mais em uma década, pois precisam desesperadamente de novas ideias e soluções para se manterem competitivas. Esses números mostram a importância da parceria com uma startup. É uma escolha estratégica para as empresas, pois é uma forma de mudar seus processos internos e desorganizar seu mercado para evitar o declínio de suas atividades.
Do ponto de uma startup
Como enfrentam inúmeros desafios na infância, as startups precisam trabalhar com grandes grupos se quiserem aumentar suas chances de sobrevivência. As grandes empresas do CAC40 parecem ser as parceiras ideais para enfrentar alguns dos problemas que as startups podem enfrentar: a falta de financiamento, a falta de acompanhamento, o pouco conhecimento do mercado ...
Além disso, a maioria dos empresários vê as parcerias como a pedra angular para a adaptação e a evolução do seu negócio. É uma forma de desafiar suas ideias com um cliente real que oferece uma alavanca sobre seu desenvolvimento contínuo sem uma grande compensação financeira. Além disso, ter uma grande empresa que demonstra grande interesse em sua solução pode ser útil quando se trata de alcançar novos clientes e investidores.
Aprenda nesta aula como criar esta relação de sucesso entre startups e grandes empresas