Olá SuperNovers!
O conteúdo da aula 59 - METAVERSO & BLOCKCHAIN - já está no ar!
Metaverso: o que é, a relação com cripto e como isso vai mudar a sua vida combinando criptomoedas e grandes empresas de tecnologia como aliados; saiba tudo sobre o assunto.
METAVERSO & BLOCKCHAIN
Metaverso: o que é, a relação com cripto e como isso vai mudar a sua vida
O metaverso é definido como um espaço virtual compartilhado, criado pela convergência entre a internet, a realidade aumentada e a realidade física virtualmente aprimorada. Suas tendências existem em formas que você pode conhecer, como nos populares videogames Roblox, Fortnite e Animal Crossing. O termo foi cunhado pela primeira vez no livro de ficção científica escrito por Neal Stephenson em 1992 chamado “Snow Crash”, onde dois entregadores de pizza viajam pelo metaverso para se salvar de uma distopia capitalista.
O metaverso que muitos futuristas vislumbram é similar aos retratados em histórias de ficção científica como “Jogador Nº1”. Enquanto não temos certeza como o metaverso irá se parecer, suas características básicas estão estabelecidas – abrange o mundo real e o virtual, é centrado em uma economia em pleno funcionamento, e permite que os usuários viajem por seus diversos “espaços” com facilidade, mantendo os avatares e mercadorias que compraram.
Pense em um parque temático sem limitação de tamanho e criatividade. Depois, imagine que você pode se mover harmoniosamente desse ambiente para um show de música virtual com milhares de outras pessoas, todas no mesmo universo digital. Isso poderá ser possível com essa nova fronteira tecnológica.
Por que o metaverso é importante?
Mesmo que o metaverso falhe em alcançar o que muitos esperam, ele pode mudar a forma que interagimos com o mundo digital. Uma experiência virtual coletiva poderia trazer novas oportunidades para criadores, gamers e artistas, assim como aconteceu com os NFTs, mas não apenas remodelando esse âmbito da economia, mas criando um novo.
O investidor de risco e ensaísta Matthew Ball escreve que o metaverso irá se tornar “a porta de entrada para a maior parte das experiências digitais, a chave para todas as (experiências) físicas, e a próxima grande plataforma de trabalho”. Ele acredita que o metaverso irá ser a força propulsora que irá criar uma nova geração de companhias, de forma similar com o que aconteceu a partir da popularização da internet. Talvez de forma mais interessante, isso poderia levar à queda dos líderes atuais da indústria, assim como vimos na ascensão das plataformas digitais.