aula_55

NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A NOVA ECONOMIA

Olá SuperNovers!

O conteúdo da aula 55 - NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO  - já está no ar!

Aprenda como se tornar competitivo na Nova Economia através do desenvolvimento de modelos de negócios transformadores e digitais;

 NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A NOVA ECONOMIA

  1. Servitização e outras mega tendências para 2030 (mercado em geral);
  2. Principais pilares da transformação digital e a importância do novos modelos;
  3. Nova Economia: conceito e dinâmica;
  4. Cases de novos modelos de negócios no setor financeiro e de bebidas;
  5. Como acelerar ou iniciar uma área e competências para atuar em construção de modelos inovadores;
  6. Principais áreas de atuação e técnicas para criar uma esteira de modelos disruptivos;

A ERA DA NOVA ECONOMIA OU ECONOMIA DIGITAL

A economia digital tem recebido muita atenção, com manchetes cada vez mais fortes oferecendo cenários apocalípticos e emocionantes de tirar o fôlego. Alguns alertam sobre a perda de empregos devido à automação, alguns se perguntam o que a tecnologia digital pode fazer. E então há um verdadeiro ceticismo sobre se isso se traduzirá em atender às pessoas que mais precisam.


Com toda essa discussão, no entanto, raramente há uma explicação do que a economia digital realmente é. O que o torna diferente da economia tradicional? Por que devemos nos preocupar com isso?


A economia digital é um termo que captura o impacto da tecnologia digital nos padrões de produção e consumo. Isso inclui como os bens e serviços são comercializados, negociados e pagos.


O termo evoluiu a partir da década de 1990, quando o foco era o impacto da internet na economia. Isso foi estendido para incluir o surgimento de novos tipos de empresas orientadas para o digital e a produção de novas tecnologias.


Análise política, sem partidarismo

Hoje, o termo abrange uma gama estonteante de tecnologias e suas aplicações. Isso inclui inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada e virtual, computação em nuvem, blockchain, robótica e veículos autônomos.


A economia digital agora é reconhecida por incluir todas as partes da economia que exploram as mudanças tecnológicas que levam à transformação dos mercados, modelos de negócios e operações do dia-a-dia. Portanto, ele cobre tudo, desde os setores tradicionais de tecnologia, mídia e telecomunicações até novos setores digitais. Isso inclui comércio eletrônico, banco digital e até mesmo setores “tradicionais”, como agricultura, mineração ou manufatura, que estão sendo afetados pela aplicação de tecnologias emergentes.


Compreender essas dinâmicas tornou-se inegociável. A economia digital, em breve, se tornará a economia comum, à medida que cresce a aceitação - e a aplicação - de tecnologias digitais em todos os setores do mundo.


O núcleo digital

No centro da economia digital está um ‘núcleo digital’. Isso inclui os fornecedores de tecnologias físicas como semicondutores e processadores, os dispositivos que eles habilitam, como computadores e smartphones, o software e algoritmos que funcionam neles, e a infraestrutura de habilitação que esses dispositivos usam, como a Internet e redes de telecomunicações.


Isso é seguido por "provedores digitais". Essas são as partes que usam essas tecnologias para fornecer produtos e serviços digitais, como pagamentos móveis, plataformas de comércio eletrônico ou soluções de aprendizado de máquina.


Por último, existem as ‘aplicações digitais’. Isso abrange organizações que usam produtos e serviços de provedores digitais para transformar a maneira como conduzem seus negócios. Os exemplos incluem bancos virtuais, mídia digital e serviços de governo eletrônico.


Digital versus tradicional

Então, o que torna a economia digital diferente da economia tradicional?


Em primeiro lugar, as tecnologias digitais permitem que as empresas façam seus negócios de maneira diferente, bem como de forma mais eficiente e econômica. Eles também abrem uma série de novas possibilidades. Veja os aplicativos de navegação. Nenhuma equipe jamais seria capaz de fornecer navegação em tempo real, com reconhecimento de tráfego, da maneira que os aplicativos de smartphone fazem.


Isso significa que produtos e serviços podem ser oferecidos a mais consumidores, especialmente aqueles que não podiam ser servidos antes.


Em segundo lugar, esses efeitos estão dando origem a estruturas de mercado inteiramente novas que removem, entre outras coisas, os custos de transação nos mercados tradicionais.

Você está preparado para criar modelos de negócio transformadores para ser competitivo na era da nova economia? Aprenda isto e muito mais nesta aula super especial :-)

Share by: