Olá SuperNovers!
O conteúdo da aula 36 - MANIFESTO ÁGIL - já está no ar!
Nesta aula falamos sobre quais são os princípios que fundamentam a gestão ágil e moldam metodologias de gestão de projetos dos tempos modernos, tais como: scrum, lean startup, design sprint etc.
MANIFESTO ÁGIL
História do Manifesto Ágil
O Manifesto Ágil e os Doze Princípios do Software Ágil foram as consequências da frustração da indústria na década de 1990.
O enorme lapso de tempo entre os requisitos de negócios (os aplicativos e recursos que os clientes estavam solicitando) e a entrega da tecnologia que atendia a essas necessidades levou ao cancelamento de muitos projetos.
Os negócios e os requisitos do cliente mudaram durante esse intervalo de tempo, e o produto final não atendeu às necessidades atuais. Os modelos de desenvolvimento de software da época, liderados pelo modelo em cascata, não atendiam à demanda por velocidade e não aproveitavam a rapidez com que o software podia ser alterado.
Em 2000, um grupo de dezessete "líderes do pensamento", incluindo Jon Kern, Kent Beck, Ward Cunningham, Arie van Bennekum e Alistair Cockburn, se encontraram primeiro em um resort em Oregon e depois, em 2001, no The Lodge at Snowbird ski resort em Utah. Foi na segunda reunião em que o Manifesto Ágil e os Doze Princípios foram formalmente escritos.
O Manifesto Ágil é composto de quatro valores fundamentais e 12 princípios de suporte que conduzem a abordagem Ágil ao desenvolvimento de software. Cada metodologia ágil aplica os quatro valores de maneiras diferentes, mas todos eles contam com eles para orientar o desenvolvimento e entrega de software funcional de alta qualidade.
Este manifesto é a ponte para que você entenda a cultura da gestão ágil de projetos e quais as regras básicas para aproveitar ao máximo o potencial de fornecedores e indivíduos que utilizam métodos ágeis para gerencia projetos em digital.