aula_18

USER EXPERIENCE (UX)

Entender como aplicar um UX (User Experience) orientado ao seu cliente final é chave para aumentar o engajamento e conversão em vendas.


Olá SuperNovers!

O conteúdo da aula 18 - COMO CRIAR UM USER EXPERIENCE DE SUCESSO - já está no ar!

Nesta aula falamos como criar esta experiência, em conjunto com a sua persona, de forma colaborativa e assertiva aumentando assim o engajamento do seu usuário e conversão em vendas.

USER EXPERIENCE (UX)

  1. Definição e vantagens em investir no User Experience;
  2. Diferenças entre User Experience x Customer Experience x User Interface;
  3. Utilizando ferramentas para mapear o comportamento da sua persona;
  4. Teste de usabilidade (como construir em conjunto com o seu cliente);
  5. Construindo protótipos de de baixa, média e alta fidelidade;
  6. Mobile First: A importância da adaptação do seu conteúdo no mobile;


VOCÊ CRIA A MELHOR EXPERIÊNCIA PARA O SEU CLIENTE OU PARA A SUA EMPRESA? 

Eis uma miopia que o mundo corporativo vive nos projetos de marketing digital: Não dar a devida importância em como o seu público externo usa ou interage com plataformas e campanhas digitais desenvolvidas ou utilizadas pela sua empresa, sobressaindo o gosto pessoal do dono do projeto, de uma agência ou da área solicitante.

Este é o tipo de projeto em marketing digital que não traz resultados em vista ao investimento realizado. Cria um distanciamento  com o seu cliente foco e torna qualquer mudança complexa feita com base no achismo e a um custo alto para a organização.

Você deve estar pensando: É claro que eu levo em conta o perfil do meu público!!


Uma pergunta simples para descobrirmos: Quantas vezes neste ano você convidou o seu cliente final para que navegasse e utilizasse o seu projeto de forma imparcial e critica?


Nesta aula ajudamos você a entender os conceitos do user experience e como criá-lo utilizando técnicas e ferramentas para aumentar o engajamento com as suas soluções digitais e conversão em vendas. 

Vamos fazer uma nova experiência?

Experimente trazer o seu cliente para utilizar o seu site, app, plataforma digital e assista-o utilizando. Prepare-se para as pancadas e a realidade que vira à tona. 


O que muitas é planejado para o cliente final simplesmente não o atende ou não de fácil utilização. Ter um UX (user experience) bem feito e personalizado é algo fundamental para que o seu cliente não abandone seu site, aplicativo ou qualquer outra comunicação online. 


Isto significa utilizar as cores próximas a sua marca, mas de uma forma neutra para não cansar o visitante, fontes legíveis dependendo do seu público, ter a informação importante destacada na primeira parte do seu conteúdo, possuir uma interação personalizada na medida certa e também estar atendo aos feedbacks.


Para ajudar você, damos dicas valiosas de como chegar em um UX de sucesso para os seus projetos digitais:


COMO APLICAR UX ORIENTADO AO CLIENTE FINAL

1.Entenda como o seu público interage com os seu Marketing Digital

É preciso entender como a sua persona utiliza os sites, redes sociais, APPs e outros projetos desenvolvidos para fazer marketing online.

Parece algo fácil não? Vamos a um exemplo simples de como isto pode variar com diferentes comportamentos de navegação:

Este é um exemplo genérico de perfis que pela diferença de idade possuem comportamentos completamente diferentes durante a experimentação de uma mídia digital. No caso de projetos corporativos no marketing digital, devemos ser ainda mais específicos: idade, sexo, papel desempenhado como consumidor, classe econômica, grau de instrução, grau de conhecimentos em tecnologia, classificação de cliente, canais de distribuição para B2B etc.


Após desenhar o perfil exato que deseja obter uma leitura de como este navega pelo seu projeto, é a hora de coletar os feedbacks.


O teste de usabilidade em marketing digital é uma pratica que eu gosto. Ele quando aplicado corretamente consegue extrair todas as dificuldades de navegação e interação que o seu cliente final teve com a respectiva ferramenta digital facilitando assim gerar novas versões que serão melhores compreendidas e utilizadas.


2. Faça o básico bem feito!

Ter um site aceitável na sua empresa significa uma ótima experiência de navegação personalizada ao comportamento do seu consumidor. Nada pior do que frustrar o seu cliente deixando-o abandonar o seu site sem que tenha encontrado o conteúdo que estava buscando.

Isto implica em utilizar em seu site as cores corretas, iconografia adequada, conteúdos de impacto e outras coisas importantíssimas que falaremos em posts futuros deste blog.


3.    Mensure os resultados com métricas de uso

Toda visita deve ser registrada através da sua ferramenta de métricas. Saber quantos visitantes, taxa de abandono, tempo de visita, origem do visitante, dados geográficos e etc são importantíssimos para saber se o seu UX está funcionando.


Se perceber que os seus clientes não estão permanecendo na sua plataforma mude rapidamente voltando aos passos inicias deste post coletando feedbacks e entendendo o que não está claro durante a jornada de utilização do seu serviço digital.

4.  Adapte os seus meios digitais aos dispositivos móveis

Em média, 30 a 40% dos usuários utilizam seus celulares para navegar por sites na internet. Se o site da sua empresa ainda não é adaptado para celulares, CORRA!

Busque a tecnologia responsivo que adapta o seu conteúdo para qualquer tipo de tela. Isto dará uma boa experiência de navegação ao seu usuário.


5. Desafie o modelo atual com a seguinte pergunta:

Quanto de investimento em marketing digital já foi feito pela sua empresa sem levar em conta a implementação de funcionalidades e conteúdo que estão de fato ajudando seu cliente a resolver um problema e consequentemente ajudando a sua empresa a fazer negócio?

Lembrem-se, a maioria das agências não defenderão a melhor experiência para o seu cliente final. Muitas vezes o resultado final está atrelado ao que um diretor de arte defende como verdade e gosto pessoal.

Portanto não devemos deixar tal atribuição 100% fora de suas responsabilidades, estratégias e mensuração. Tais temas devem ser de responsabilidade da sua empresa, de uma
área de marketing digital utilizando da melhor forma possível parceiros estratégicos (agências e empresas terceiras) para atingir dos resultados e objetivos.


É sempre uma experiência de troca, foque na melhor experiência para o seu cliente de forma personalizada e ele consumirá o conteúdo que você está oferecendo.



Fique ligado nas próximas dicas e até a próxima!


Share by: