aula_15

MARKETING 4.0

Entenda a evolução do marketing tradicional para o marketing digital. 

A evolução dos 4 Ps de marketing para os 8 Ps, em um ambiente 100% digital e com conteúdos personalizados na busca de geração de leads e conversão em clientes fiéis a sua marca. 


Olá SuperNovers!

O conteúdo da aula 15 - MARKETING 4.0 - já está no ar!

Nesta aula falamos sobre a evolução do marketing tradicional focado em publicidade em massa e nas mídias tradicionais para o marketing digital, totalmente personalizado e mensurável para geração de dados e tomada de decisão.


MARKETING 4.0

  1. Likes do not pay the the bills. Sales do
  2. A evolução do marketing no contexto global;
  3. Marketing de massa x marketing personalizado;
  4. Prosumer: a evolução do consumidor na era digital
  5. A evolução do 4 Ps de marketing;



Os investimentos feitos pela sua empresa nos meios online estão gerando resultados de alta performance? 

Você que lida diariamente com atividades e projetos de comunicação, publicidade e marketing nos meios online, consegue responder de prontidão a pergunta acima? 


Para acertar os investimentos no marketing online é fundamental entender a evolução desta disciplina no contexto que vivemos atualmente.


Acesse a aula e assista esta evolução na prática :-)

O MARKETING ESTÁ EVOLUINDO: VOCÊ E SUA EMPRESA ESTÃO APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES DO MUNDO DIGITAL?


Você já sabe da importância de estar presente no ambiente online, algo fundamental para construção, posicionamento e manutenção da sua marca através dos diversos canais digitais disponíveis para interação com o seu público alvo. Entretanto só estar presente no ambiente digital não garante que a empresa na qual você trabalhe aproveite este potencial para promover seus produtos e serviços de uma forma personalizada, agradável e mensurável. 

É neste ponto que entra o poder do Marketing Digital para a sua empresa. 

A capacidade de mensuração em cada centavo investido, obtendo resultados imediatos em ações personalizadas aos seus clientes é algo que deve ser considerado no planejamento estratégico da sua empresa.

Vale lembrar que o marketing e publicidade passam por uma transformação causada pela mudança de comportamento do consumidor moderno que interage com os meios digitais para fazer suas próprias escolhas de compra. 

Os canais tradicionais como jornais impressos, rádios, revistas, televisão e internet 1.0 vão perdendo pouco a pouco o espaço com a mídia digital graças ao avanço tecnológico relacionado a conectividade e a quantidade de conteúdos disponíveis nos canais online. O marketing teve de acompanhar, passando por uma evolução que estamos vivendo neste exato momento. 


É claro que os canais tradicionais ainda vão existir e deverão se integrar, porém cada vez mais os métodos tradicionais de fazer marketing passarão por uma mudança e forte concorrência com o acesso em massa nas mídias digitais, evoluindo assim para promoção de produtos e serviços através dos meios online. Fazer marketing agora requer estar atento a diversos tipos de canais e serviços hoje disponíveis na internet.

Em outras palavras, para termos um marketing mais efetivo, não devemos focar somente na estratégia de massa, mas sim pensarmos em algo pessoal e personalizado utilizando os canais digitais adequados para o público conectado a marca, produto e serviços da sua empresa.


Os consumidores no passado eram facilmente influenciados pelas campanhas tradicionais de marketing. A própria marca já possuía um peso que criava esta influência, autoridade e respeito. Já nos dias de hoje, a maioria dos consumidores acreditam no que chamamos de 4 fatores F: amigos, família, Facebook fãs e seguidores do Twitter. Preferem acreditar em estranhos do que nos possíveis especialistas e no que a marca está publicando.


Portanto, desafie as áreas tradicionais de marketing e vendas, mostre que um digital corporativo não se prende a lógica de ontem como adverte o grande guru Peter Drucker:


Como começar a desafiar as áreas tradicionais de marketing? Que tal começarmos pelos 4Ps, como seriam no marketing digital coorporativo?


PRAÇA: As lojas e pontos de venda estão perdendo para a internet!
Quantas empresas hoje estão passando por forte concorrência para os canais de E-commerce ou Market Places online? A comodidade que a internet traz para pesquisarmos produtos, fazer comparação de preço, buscar avaliações sobre as qualidades e defeitos são itens que cada vez mais influenciam na decisão de compra do consumidor.

Definir um local físico para fazer marketing hoje em dia está longe de ser garantia de eficiência, atingimento do seu público alvo e conversão de vendas.


Se as vendas da empresa que você trabalha ainda não são ameaçadas pela internet, busque com bastante atenção o que seus competidores (grandes e pequenos) estão fazendo porque este é um movimento sem volta e não deve ser ignorado.


Veja isto como uma oportunidade! Espaço físico e online se complementam e juntos podem formar uma ótima estratégia de marketing muito mais poderosa e atualizada para uma época em que tudo é diferente e que a competitividade é disputada nos meios online.


PRODUTO: Ter um produto bom não é mais garantia de Oceano Azul.
Já foi o tempo em que ter um bom produto significava garantia de vendas sem questionamentos e dúvidas por parte dos consumidores. Hoje em dia, quantos produtos você compra sem saber o que seus amigos, familiares ou usuários estão falando sobre este produto e serviço? As avaliações conhecidas como rating e depoimentos são fundamentais para convencimento de um cliente para aquisição daquele determinado produto.

O consumidor vem alterando o seu comportamento definindo cada vez mais critérios para optar pela compra de um produto. Saber utilizar os canais corretos para criar interação da marca da sua empresa com este consumidor é fundamental para facilitar o processo decisório de compras.

PREÇO: Quem nunca efetuou uma pesquisa de preços dentro de uma loja para comparação?

Este é um dos itens mais interessantes, já pensou em fazer uma compra sem conferir os preços em sites comparativos de preço de eletroeletrônico, reserva de um quarto de hotel, passagens aéreas, etc.

O consumidor não precisa pagar o quanto a sua empresa define. Agora o consumidor digital é que possui o poder de escolha só resta saber se as empresas estão se adaptando para atendê-lo da melhor forma possível.

PROMOÇÃO: Começamos o post falando sobre isso, promover um produto não se restringe mais aos moldes antigos nos canais que já estávamos acostumados nos anos 90 e 2000. Agora quem não se adapta para cobrir as mídias nas quais seu cliente utiliza, não terá um plano de marketing de sucesso. É promover o produto certo para o cliente certo, no local certo e na hora exata.


Muito bem e isto significa uma má notícia? De jeito algum, por parte das empresas, nunca foi tão fácil realizar uma comunicação ou ação de marketing com a possibilidade de mensurar o resultado desta campanha de forma individualizada, usuário por usuário. Por parte dos clientes, é algo que permite a escolha por aquele que presta o melhor serviço e vende o que naquele momento é o melhor produto para resolver o seu problema ou desejo.

Ou seja, estamos saindo de uma época em que as empresas utilizam o marketing que interrompe o consumidor e é controlado pelo marqueteiro e pelo vendedor para a era do marketing permissivo no qual o poder está nas mãos dos CONSUMIDORES e estes decidem quais conteúdos são relevantes para eles.


O que isto tem haver com marketing digital? TUDO! O marketing digital é o marketing feito na internet para este cyber espaço onde todos estão conectados em todos os momentos do dia, desde a hora de acordar até a hora de dormir.

Empresas devem ou deveriam se preparar para cada vez mais atender a este novo modelo de promoção de seus produtos e serviços pela internet. A área de marketing digital com as suas técnicas, mensuração e o poder de individualizar o marketing tornando-o pessoal é o grande trunfo deste novo modelo.

Segundo Philip Kotler em entrevista para a revista Exame em 2014 sobre em que devemos concentrar os esforços para o marketing:  “ O novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos”.



MÃOS A OBRA E PLANEJMANETO ESTRATÉGICO JÁ!
Na minha vida profissional, vi algo de muito comum acontecer. Áreas que terceirizam toda a estratégia e tomada de decisão para agências e empresas externas que prometem a pílula mágica com a solução de todos os problemas possíveis para aquele determinado projeto ou campanha.


Outro ponto muito comum é ignorar como fazer marketing na internet, deixando em segundo plano toda ação a ser realizada nos canais digitais.


Traremos muitas dicas para você desenvolver na sua empresa uma cultura digital com base em resultados de curto, médio e longo prazo.


Algumas dicas rápidas que exploraremos nas próximas aulas:


  1. Crie uma cultura de métricas com seus colaboradores e sponsors;
  2. Sempre priorize criar ótimas experiências (de utilização das mídias digitais ao seu cliente final (UX – User Experience). Busque a opinião dos seus usuários para aprimorar esta experiência, não cometa o erro de achar que o que você pensa e decide será o estado da arte para os seus clientes;
  3. Fuja das métricas de vaidade, aquelas que as agencias adoram apresentar em reuniões de resultados, mas não geram negócio para a sua empresa
  4. Procure agencias e empresas terceiras especialistas na área de atuação desejada. Empresas generalistas vão atingir resultados que não mudam a regra do jogo impactando os resultados da empresa;
  5. Não amarre o cachorro com linguiça, mensuração de resultados deve ser feita por empresas que estão fora do processo criativo, execução e operação;
  6. Seja um evangelista de marketing digital. Mostre a evolução do marketing e todas as oportunidades para o presidente, diretor, gerente e todos que você tem a oportunidade de interação;
  7. Busque integração entre áreas. Estratégias não podem ser elaboradas de forma solo e sem conexão com áreas importantes da sua empresa.
  8. Para empresas globais, não ignore o que a matriz envia de guia e políticas. Busque entender e aplicar esta governança da melhor forma em sua estratégia.
  9. Não ignore a área de IT, envolva-os e busque sinergias para o desenvolvimento e implantação de ferramentas importantes ao digital;
  10. Priorize as etapas básicas para implantação do seu marketing digital. Não se apavore utilizando canais tecnológicos sem ao menos por exemplo ter o seu site responsivo (adaptado aos celulares).


Share by: